Escolha uma Página
Gestão

Liderança de si Mesmo: A Arte de Liderar a si e aos Outros

Escrito por Diogo Fernando em 26 de fevereiro de 2018

A Liderança de si mesmo e o controle emocional são super importantes em qualquer setor da nossa vida. Quem não gostaria de saber gerenciar os próprios pensamentos?

Antes de iniciarmos qualquer projeto, devemos saber se estamos realmente preparados emocionalmente para assumir o comando de algo novo.

como-liderar-a-si-mesmo

Como liderar a si mesmo?

Liderar a si mesmo consiste em entender a si próprio e atuar de forma precisa a auto liderança.

Se liderança é a arte de comandar ou influenciar pessoas, então porque alguns líderes não conseguem liderar a si mesmo?

É preciso possuir um autocontrole para comandar uma equipe.

A atitude de um líder não pode ser falha em nenhum momento, pois quando um líder perde a razão, fica difícil continuar conduzindo seus liderados.

Entretanto, não é fácil acertar em todas as decisões.

Um líder precisa de se desenvolver constantemente tanto profissionalmente quanto emocionalmente. Para se auto liderar, é necessário obter o autoconhecimento, como já dizia o aforismo “Conhece-te a ti mesmo”.

Para um indivíduo se auto liderar, ele precisa saber quem ele é, o que ele sabe fazer, quais são seus defeitos, qualidades, como a sua história de vida influência em suas escolhas e quais são as suas metas e objetivos.

Não é nada fácil se auto conhecer. Se auto liderar é um trabalho diário e constante, mas com certeza para ser um bom líder é preciso se manter motivado e conseguir motivar uma equipe inteira.

A importância de ser líder

 

Antigamente, as instituições não levavam em considerações os desejos e comportamentos das pessoas em seus ambientes de trabalhos.

Ao longo do século XX os estudos sobre gestão de pessoas incluíram as emoções humanas para obterem motivação levando em conta a qualidade de vida, metas, objetivos, desejos e necessidades.

Mesmo assim, algumas pessoas precisam ser conduzidas a um objetivo maior em prol da evolução de um grupo.

É preciso uma autoridade que aponte os caminhos e as melhores opções para chegar ao destino final com sucesso.

Atualmente as pessoas devem ser lideradas pelo exemplo, pois quando aquele que se auto motiva, auto controla, auto lidera, que se comunica bem, sabe demonstrar quais os passos cada um dos seus liderados deve seguir.

Identificar e reconhecer os pontos positivos e negativos de seus liderados, entender as necessidades de sua equipe é essencial para conquistar a confiança e o apoio das pessoas.

Uma equipe deve ser bem motivada pelo líder, pois não se ganha respeito tentando conquistar autoridade na força.

Eu por exemplo, já fui liderado por uma pessoa totalmente despreparada, sem total controle de seus colaboradores e acho que se você está em uma situação onde tem que liderar você tem que tomar decisões e fazer o que é melhor sem medo de agir.

A liderança pode ser aprendida?

 

Você pode tentar fazer uma série de cursos, ler vários livros e tentar utilizar uma série de ferramentas, mas se você não entender que estará lidando com pessoas possivelmente você não conseguirá ser bem-sucedido na tentativa de liderar equipes e projetos.

Abaixo separamos uma lista de 7 dicas para te ajudar a melhorar sua liderança(você não vai se arrepender de ler a dica 5)

1. Não critique ou reclame das pessoas

O jeito mais fácil para desmotivar as pessoas é criticar e reclamar delas o tempo todo, se elas cometem um erro, coloque isto em perspectiva com as coisas que elas fazem bem.

Acentuar o ponto positivo e utilizar os erros como oportunidade de melhoria continua vai te ajudar a lidar com equívocos.

2. Elogie melhorias, mesmo que sejam pequenas

Os psicólogos descobriram há muito tempo que quando você reforça positivamente um comportamento desejado, as pessoas são muito mais propensas a repetir esse comportamento.

A maioria das pessoas quer fazer o que é certo, o que significa que você encontrará muito mais sucesso na liderança de uma equipe, se você se concentrar no uso de reforço positivo em vez de ações negativas como ameaças e táticas de medo.

3.Faça elogios sinceros

Todas as pessoas desejam ser importantes.

Uma das maneiras mais fáceis de ajudar a cumprir esse desejo é oferecendo elogios positivos sinceros sempre que possível. Este é provavelmente um dos melhores métodos de motivação que você poderá aplicar.

4. Incentive as pessoas a conversarem e seja um bom ouvinte

As pessoas querem ser ouvidas, querem atenção.

Muitas vezes, em vez de ouvir alguém em uma conversa, as pessoas realmente estão apenas esperando por uma oportunidade de falar.

Se esta é uma área onde você tem dificuldade, um truque é dizer “O que eu entendo que você está dizendo é …” Ao repetir o que você entende a outra pessoa para dizer, isso demonstra que você realmente está ouvindo o que eles estão dizendo. E como um benefício secundário, reforça que você está realmente ouvindo e respeitando o que eles têm a dizer.

5. Demonstre interesse e faça com que elas se sintam importantes

As pessoas estão sempre interessadas em si mesmas, é da natureza humana.

As mídias sociais em geral e o “selfie” confirmam esse fato. Ninguém gosta de se ignorar e não apreciar, incluindo você.

Então, vá em frente e faça um esforço para se interessar pelas pessoas e você ganhará sua gratidão e, por recompensa, uma atitude cooperativa.

6. Seja sensível ao orgulho das pessoas

O simples fato é que todas as pessoas são criaturas orgulhosas.

Se você os chamar de errado sobre alguma coisa e fazê-los parecer mal na frente dos outros, eles vão lutar contra você até o amargo final.

Mas se você pode oferecer críticas ou desentendimentos de uma maneira que lhes permita salvar o rosto, eles estarão muito mais dispostos a cooperar e trabalhar com você.

7. Seja respeitoso com as ideias e opiniões de outras pessoas. Tente ver as coisas do ponto de vista deles.

Quando você tenta entender o ponto de vista de outra pessoa, você pode aprender alguma coisa. Mas mesmo que não o faça, ainda será muito mais fácil respeitar as pessoas com quem você não concorda.

Dica Extra: Se você está errado, seja honesto e humilde o suficiente para admitir

Sente-se por um momento, você está pronto para isso? Você não é perfeito, nem sempre está certo; você pode e comete erros.

Um dos maiores traços de personalidade que você pode desenvolver é o da humildade.

Todos cometemos erros e, em vez de negar e repetir esses erros, as pessoas sábias admitem suas falhas e aprendem com a experiência. Ao fazer isso, o sábio é capaz de crescer e melhorar continuamente.

Se você é honesto e humilde o suficiente para possuir seu erro, pedir desculpas aos afetados e trabalhar para evitar repetir seu erro. Você ganhará o respeito daqueles com quem trabalha.

Se você deseja ser um grande líder, faça o seu foco para servir aqueles a quem você lideraria.

Há muitas pessoas que querem o poder, o prestígio e o pagamento que vem junto com posições de liderança, mas poucos querem fazer o que é necessário para realmente ser um líder bom e efetivo.

Grande liderança não é sobre mandar as pessoas ao redor.

Trata-se de inspirar e orientar as pessoas para um objetivo comum para benefício de todos.

Construa seu time, dê crédito pelo seu trabalho, elogie seus esforços e recompense-os quando tiverem sucesso.

Há um ditado que afirma “Seja a mudança que você quer ver”, podemos adaptar isso a essa discussão dizendo: “Seja o líder que você gostaria de liderá-lo”.

Se você estiver pronto para dar o próximo passo na sua jornada de liderança, confira o Treinando Lideres e transforme talentos em resultados.

Rate this post

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ler Políticas de Privacidade.

Criado por WP RGPD Pro

Pin It on Pinterest

Share This