fbpx

Conhecimento

Entenda o que é Empreendedorismo e Como ele pode mudar sua vida para Melhor!

Adm. Diogo
Escrito por Adm. Diogo em 22/01/2018
Entenda o que é Empreendedorismo e Como ele pode mudar sua vida para Melhor!
Junte-se a centenas de Empreendedores

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Primeiramente, muito obrigado por guardar alguns minutos do seu dia para ler este artigo.

Prometo que nos próximos parágrafos você vai descobrir o que é empreendedorismo, porque empreender e como fazê-lo corretamente.

O que é Empreendedorismo?

Segundo o dicionário, empreendedorismo é o nome dado a atitude de quem por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.

O empreendedor é aquele que inova, é proativo, é aquele que vê um problema e se esforça para resolvê-lo. É aquele que enxerga uma oportunidade onde todos veem dificuldades.

O empreendedor tem sonhos e faz de tudo para realizá-los.

“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX”.

Jefey Timmons, 1990

Empreendedorismo no Passado

O empreendedorismo vem se intensificando como uma área de conhecimento nos últimos anos, porém essa é uma prática antiga.

A invenção da roda, por exemplo, é uma atitude empreendedora.

Quer mais exemplos?

Aparelho de Televisão – 1923

O Russo Wladmir Zworykin que desenvolveu o tubo de imagem chamado iconoscópio foi um empreendedor. A empresa americana RCA empolgada com a realização contratou os serviços dele e fabricou o Orticon, criando ali o primeiro modelo de televisão produzido em escala industrial.

A partir daí o aparelho de televisão vem sofrendo várias transformações, todas em prol da sofisticação, simplicidade e melhorias do aparelho. Hoje nós temos aparelhos SmartTV, 4k, tela LED, LCD, dentre outros. Será que o inventor imaginaria o tamanho desta evolução? Talvez, mas se ele não tivesse saído do lugar naquele momento, hoje não estaríamos utilizando a netflix.

Existem duas formas de empreender.

A primeira é por necessidade: Uma pessoa está desempregada, vivendo na rua e precisa de dinheiro para se alimentar, desesperada, compra balas e resolve revender nos sinais pelo dobro do preço. Se der certo, com o lucro das vendas ela consegue se virar por mais um dia.

A outra forma é por oportunidade: Um empresário visionário observa que nos EUA as pessoas estão gostando de acompanhar futebol, ele avalia o público, o mercado, o crescimento que isso irá trazer quando ele investir, decide comprar um time de futebol e construir um estádio.

São duas formas diferentes de empreender, os dois têm seus riscos e as duas pessoas têm mentalidade empreendedora.

Estas duas histórias são exemplos reais de empreendedores que deram certo no Brasil.

A primeira história é de David Portes, que com apenas 12 reais, morando na rua com sua esposa grávida, ao invés de comprar remédio para ela, resolveu comprar balas e duplicou o dinheiro, comprou os remédios e investiu na carreira de vendedor. Abriu uma banca de revistas e depois não parou de inovar no atendimento agradando e conquistando clientes e melhorando seus serviços, hoje é um empresário milionário.

A segunda história é do Flávio Augusto, empresário bem-sucedido no Brasil, que após vender sua escola de inglês não se aposentou, depois de um momento de pausa na carreira enxergou uma oportunidade lá na Flórida, não descansou, investiu e hoje é bilionário dono de um time de Futebol em Orlando.

Fatores que influenciam no processo empreendedor

Há quem diga que o empreendedorismo pode ser ensinado, outros acreditam que o empreendedorismo vem por fatores externos, internos, como meio social, habilidades físicas e emocionais que influenciam o processo.

É possível que você não tem aquela paixão por empreender, passar por toda a burocracia ao abrir uma empresa, porém empreender não é só abrir um negócio, com certeza você tem uma habilidade que gosta muito e recebe elogios dos amigos, da família, até do chefe. Se por acaso, você tem uma habilidade especial e quer realizar projetos utilizando-a, parabéns você tem uma mentalidade empreendedora.

Por que empreender?

Quando você descobre uma habilidade especial e se especializa. Você tem a chance de vender seus serviços para pessoas ou empresas. Com isso, você tem a possibilidade de ganhar bem mais do que ganharia se estivesse vendendo seu tempo para receber um salário.

Sim, quando você é assalariado você está vendendo seu tempo.

As vantagens de empreender são muitas:

– Realizar Sonhos

– Desenvolver suas habilidades pessoais

– Contribuir com o desenvolvimento econômico do país

– Conquistar a Liberdade Financeira

– Horário Flexível

A diferença entre empreender e ser empregado são muitas. Quem decide qual é a melhor opção é você.

Se você não tem vontade de abrir um negócio não se preocupe, existe o intraempreendedor que é aquela pessoa que empreende dentro da empresa, age como um verdadeiro sócio. Ele é apaixonado pelo que faz e se dedica ao máximo em todas suas funções, paciente, resiliente, atento a novas ideias e soluções para um bom desenvolvimento do negócio.

Se você analisou e definiu que quer empreender, o que fazer?

  • Descubra quais sãos suas habilidades especiais
  • Escolha a sua área de atuação
  • Estude e se especialize
  • Procure uma demanda
  • Defina qual problema você irá solucionar
  • Defina sua estratégia
  • Descubra seu público

Responda à pergunta: Alguém o pagaria para você fazer isso?

Se a resposta for positiva, agora vá atrás de clientes. Faça um teste e atente aos feedbacks, melhore seus serviços e mãos à obra, divulgue, trabalhe, reinvista o dinheiro, faça seu negócio crescer.

Os tempos mudaram, acredito que a lei da terceirização irá fazer o empreendedorismo crescer no Brasil. Quem estiver preparado e com conhecimento pode se dar muito bem no futuro.

Para empreender é importante buscar conhecimento, ter visão das oportunidades e habilidades necessárias na sua área de atuação, foco, competência, resiliência e muita garra, depois de muito trabalho bem feito, com certeza os lucros surgirão.

É preciso saber administrar bem o negócio.

O objetivo deste blog é espalhar sacadas e informações para quem deseja empreender. Se você leu até aqui, muito obrigado. Iremos evoluir com o tempo.

Se gostou deste artigo, continue nos acompanhando e se inscreva na nossa lista de e-mails para receber mais novidades.

Abraço.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ler Políticas de Privacidade.

Criado por WP RGPD Pro